quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OFICINAS PEDAGÓGICAS



OFICINAS PEDAGÓGICAS

CONCEITO: O projeto se baseia na construção de espaço de aprendizagem , onde a criança possa atuar de maneira global, vivenciando brincadeiras e explorando os brinquedos no seu sentido mais amplo.
A oficina é a oferta de um tempo e espaço para a criança brincar,construindo seu conhecimento. Nas oficinas serão oferecidas sempre uma atividade livre e outra dirigida, uma é tão importante quanto a outra, pois trabalha a liberdade, mas também o saber ouvir e entender o que se pede.Para as crianças menores (berçários, todas as atividades serão livres e de manuseio sendo os estímulos os próprios materiais e o educador deverá observar e interferir algumas vezes, solicitando algo para a criança.

OS OBJETIVOS DAS OFICINAS PEDAGOGICAS
As atividades executadas em todas as oficinas têm como objetivo estimular determinadas inteligências. As oficinas são a oferta de tempo e espaço para a execução de diversas atividades.




OBJETIVOS DA OFICINA DE COMUNICAÇÃO l (Histórias)
Esta oficina tem por objetivo colocar a criança em contato com a linguagem escrita e oral, iniciando, assim o processo de pré alfabetização . É sugerido o contato com histórias diversas e este contato mostra pra a criança diversas formas de representação da fala, introduzindo assim a criança no mundo letrado.
A construção da escrita ocorre através do processo fala-audição-interpretação.
O processo de alfabetização requer a observação de várias fases que deverão ser respeitadas antes que a alfabetização formal ocorra.
A criança precisa perceber que a fala pode ser representada através de códigos (letras) e que existe uma diferença entre letras, números e formas.
Os textos infantis são ricos recursos para estimular o hábito da leitura, além de trabalhar a interpretação e a atenção.



OBJETIVOS DA OFICINA DE COMUNICAÇÃO ll (Arte)
O objetivo desta oficina é estimular a inteligência visial-pictórica. É a estimulação da capacidade de expressão por traço, desenho, modelagem, colagem, pintura etc.
Nesta oficina serão desenvolvidas atividades que estimulem a livre expressão, a criatividade. A psicomotricidade também estará sendo trabalhada, uma vez que a coordenação motora fina e a precisão são habilidades intermediárias entre a criatividade e a atividade propriamente dita.
Serão trabalhados movimentos com mãos, dedos,punhos e braços.
Dar-se-á maior ênfase a construção de brinquedos.




OBJETIVOS DA OFICINA DE JOGOS
O objetivo desta oficina é trabalhar através dos jogos a inteligência lógico-matemática, ou seja os conceitos matemáticos. A apresentação dos conceitos matemáticos deverá acontecer de forma lúdica. Os jogos são instrumentos valiosos, pois podem ser manipulados de diversas formas pelas crianças.
Os jogos poderão ser:
DIRIGIDOS- Com uma regra proposta pelo dirigente. Ex: Classificar blocos lógicos por cores. (Com uma intencionalidade educativa)
EXPLORATÓRIOS- Manuseados, oferecem ao jogador diversas opções de construção. Ex: Encaixes (A própria utilização do brinquedo poderá levar as crianças a situações desafiadoras, na qual ela poderá descobrir novos conceitos. Ex: encaixes grandes poderão não servir para p que ele quer construir e sim um pequeno).
INTEGRATIVOS- Jogos que contam com a participação de um grupo. Ex: Jogo da memória.
Os conceitos matemáticos visam a classificação, comparação, inclusão, seriação, discriminação visual, orientação espacial etc.




OBJETIVOS DA OFICINA DE COMUNICAÇÃO lll (Músicas)
O objetivo desta oficina é estimular através de inúmeras atividades e sensibilidade do indivíduo, mais especificamente percepção auditiva.
A criança em contato com a música e diversos sons, poderá perceber a diferença entre eles e os diferentes ritmos.
Quando trabalhamos e exploramos a música, podemos transformá-la em um rico recurso para propiciar a aprendizagem.
A percepção sonora está ligada ao processo de alfabetização, já que é necessário diferenciar o som das letras para evitar trocas, prevenindo supostos distúrbios de aprendizagem, como a dislexia.
Trabalhamos nesta oficina a memória auditiva, a seqüência sonora, a identificação dos sons e a interpretação da música.
As brincadeiras com sons, cantigas de roda, músicas marcadas com gestos, manuseio de diversos materiais que produzem som são valiosos instrumentos para este trabalho.



OBJETIVOS DA OFICINA DE COMUNICAÇÃO lV (motricidade global)
Nesta oficina será trabalhada a expressão corporal, ou seja a motricidade global. Será priorizada a estimulação da capacidade de usar o próprio corpo de maneira diferenciada e hábil para propósitos expressivos e trabalhar com objetivo, tanto os que envolvam motricidade específica quanto os que exploram o uso integral do corpo. Através dos movimentos a criança poderá superar os limites corporais comuns.
Serão trabalhadas: localização, distância,peso, agilidade, noções de espaço-tempo, equilíbrio, lateralidade do copo e interação tônus muscular.
As brincadeiras são instrumentos valiosos para a estimulação dos conceitos acima citados.




OBJETIVOS DA OFICINA DE FANTASIA l
O objetivo desta oficina é estimular o imaginário através do faz-de-conta e levantar simulações de atividades cotidianas.
A estimulação do imaginário pode ser trabalhada com o auxílio de fantasias, maquiagens etc.
As simulações têm por objetivo aproximar a criança de situações vividas por adultos, enfatizando a troca de papéis. Também serão trabalhadas atividades da vida diária, como: escovar os dentes sozinhos, vestir-se, pentear-se e exercícios de linguagem que são trabalhados no faz-de-conta.




OBJETIVOS DA OFICINA DE FANTASIA ll (Brinquedos)
Esta é uma oficina diagnóstica, uma vez que os brinquedos permitem uma reconstituição de situações vividas na realidade da criança. O brincar livremente permite que a criança exteriorize situações que às vezes lhe angustiam. A observação é importante e a interferência somente ás vezes, pois a insistência e direção do adulto poderão atrapalhar, porém isto não significa que o educador deva estar alheio ao momento do brincar. Sempre que solicitado pela criança faça parte da brincadeira dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário